Depois da maratona física imposta pela viagem para a Colômbia, o mais importante contra o Santos era vencer e ganhar impulso para voos maiores
Com jogadores como David Luiz, Filipe Luís, Arrascaeta e Gabigol no banco por causa de desgaste, Dorival colocou quem tinha mais gás, e o time mostrou ao menos organização, apesar de pouco brilho individual.
Vitinho aberto de um lado, Marinho de outro e Pedro centralizado. Pela direita, com Marinho, Everton Ribeiro e Matheuzinho, o Flamengo criou suas principais jogadas, e Pedro fez um bonito gol no primeiro tempo.
De negativo, a equipe teve uma saída de bola muitas vezes lenta e com erros individuais que ocasionaram chances para o Santos, que também colaborou com o Flamengo com pouca efetividade na pontaria.
– Queremos agressividade e combate para que tomemos as bolas praticamente no campo ofensivo. Infelizmente isso acabou não acontecendo. O primeiro tempo foi muito positivo nesse sentido, estávamos muito organizados. Depois o Santos se soltou, se abriu, o que é natural. Mudou o contexto da partida e provocou uma situação desconfortável para todos nós. Esse sofrimento em parte do segundo tempo foi muito em razão da mudança da equipe adversária – analisou Dorival.
Na segunda etapa, o Flamengo se segurou até alguns jogadores começarem a apresentar queda física, como Victor Hugo, que teve boa atuação. O Peixe empatou em uma cobrança de falta aos 20 minutos, com Vinícius Zanocelo. Era a hora de lançar as armas Arrascaeta e Gabigol.
Pablo, Marinho e Pedro comemoram gol do Flamengo contra o Santos — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Aos 27, foi o uruguaio quem iniciou o lance e tocou para Pedro finalizar. No rebote, Gabigol recolocou o Flamengo na frente. O camisa 9, na Vila, contra o Santos, é sempre um capítulo à parte.
Foi com sofrimento, mas o Flamengo segurou até o fim o placar e somou mais três pontos para fechar um sábado ótimo: vitória, contratação de Vidal, derrotas de Palmeiras e Corinthians, que estão acima na tabela, além do empate do Internacional.
Quarta, no Maracanã, com a vantagem conquistada depois da vitória por 1 a 0 sobre o Tolima, na Colômbia, cabe ao Flamengo ratificar sua classificação para as quartas de final da Libertadores e tentar inaugurar uma nova fase no ano, e reforços do peso de Everton Cebolinha e Vidal.
Fonte: globo.com